SERVIÇOS

Oferecemos os serviços de optometria e contactologia, com uma equipa de profissionais e tecnologia de topo, com a qualidade que conhece há mais de 28 anos.

Consultas de Optometria

Ao realizar uma consulta de optometria estará a prevenir e a corrigir os seus defeitos visuais refrativos. O optometrista prescreve a melhor solução, adequada a cada paciente de forma a atingir o máximo de rendimento visual com a mínima fadiga.

Sabemos que numa sociedade altamente tecnológica e industrializada, a utilização do sistema visual e o seu ótimo desempenho é cada vez mais importante.

O exame de optometria deve ser realizado, pelo menos, uma vez por ano.

Faça uma consulta de optometria no Centro Óptico Ibérico e será examinado por um profissional licenciado e em formação continua que:

  • Ouvindo-o, analisa as suas necessidades especificas;
  • Realiza um refrativo de forma a detetar os seus problemas visuais, como miopia, hipermetropia, presbiopia ou problemas visão binocular;
  • Faz uma avaliação geral da sua saúde ocular;
  • Realiza exames extra adequados a cada paciente, como tonometria corneal, tonometria ou retinografia, etc.;
  • Caso seja necessário, encaminha o paciente para oftalmologia ou outra especialidade.

Consultas de Contactologia

Adaptamos lentes de contacto após realização de todos os exames específicos necessários. Promovemos um acompanhamento posterior contínuo. Se usa lentes de contacto, é importante ter a certeza que as lentes se adaptam corretamente aos seus olhos e à sua visão.

No Centro Óptico Ibérico, com os nossos profissionais, é possível adaptar todo o tipo de lentes de contacto, sendo elas hidrófilas, rígidas, híbridas ou mesmos esclerais.

As lentes de contacto são dispositivos médicos, pelo que necessita de uma receita, médica ou optométrica, de lentes de contacto para as comprar.

Tonometria

Tonometria é a medição da pressão interna do globo ocular (PIO). As variações da pressão intraocular são devidas ao humor aquoso, um líquido presente entre a íris e a córnea, o qual é continuamente produzido e eliminado pelo organismo. É a quantidade desse líquido que dá a pressão intraocular. Se houver um desequilíbrio no mecanismo de produção/eliminação dele a pressão intraocular varia, geralmente aumentando.

O exame é simples, rápido e não provoca qualquer dor !

A pressão normal varia entre 10 e 20 mmHg.
Valores acima ou abaixo destes níveis podem ser sinónimo de complicações.

É fundamental para o diagnóstico e acompanhamento do paciente com glaucoma.

A medição da PIO deve ser uma rotina em todas as consultas de optometria especialmente em pacientes idosos e pessoas com tendência hereditária à pressão intraocular elevada.

Retinografia

A Retinografia é um exame de imagem que fotografa as áreas do fundo do olho, como a retina, a coróide, o nervo ótico e os vasos sanguíneos. Permite a documentação de alterações na retina e no nervo ótico, fundamental no acompanhamento de doenças progressivas.

O exame é simples, demora alguns minutos e não provoca qualquer dor!

É essencial para o acompanhamento e diagnóstico de doenças como a retinopatia diabética, degeneração macular, oclusões vasculares da retina, miopias elevadas, entre outras.

Topografia corneal

É um exame que determina a curvatura da córnea e permite mapear a superfície corneal e as suas irregularidades desde o centro até à periferia.

Uma boa visão representa uma melhor qualidade de vida!

Apresenta-se como uma ferramenta muito útil para adaptação de lentes de contacto, no acompanhamento de astigmatismo pós-operatório de transplante de córnea e cirurgia de catarata. É essencial no diagnóstico de diversas patologias, entre elas, o queratocone.

A topografia corneal é um exame indolor e rápido, sem necessidade de qualquer preparação prévia. O paciente deve estar sem lentes de contacto e habitualmente, a topografia corneal é realizada aos dois olhos (bilateral).

Uma anomalia visual não detetada pode provocar fadiga, dores cabeça, défice de atenção e até mesmo um potencial perigo, por exemplo na condução.

Faça um exame de visão regularmente junto de um especialista, tenha um cuidado de saúde preventivo.

Uma boa visão representa uma melhor qualidade de vida

Uma grande parte das impressões que assimilamos no nosso dia-a-dia é obtida através dos nossos olhos.

Fazer testes de visão regularmente,  junto de um especialista, deve ser uma parte integrante dos cuidados de saúde preventiva.
Uma anomalia visual não detetada pode provocar fadiga, défice de atenção e até mesmo um potencial perigo. 

Deste modo o rastreio visual é recomendado

Nas crianças, pois a visão é um sentido essencial para o correcto desenvolvimento físico e cognitivo, pois é também através da visão que a criança interage com os outros e com o mundo. 
Na infância, uma anomalia visual pode levar ao insucesso escolar.

Nos adultos, pois com o avançar da idade, muitos adultos não se dão conta que a sua acuidade visual pode ir diminuindo e atribuem as dificuldades à idade. Contudo muitas vezes os problemas podem ser corrigidos de forma simples.

O Centro Óptico Ibérico dispõe de uma Unidade Móvel de Rastreio, podendo efetuar rastreios em empresas, escolas e associações.