Não vê bem com óculos e já lhe disseram que não pode usar lentes de contacto?
As lentes de contacto híbridas, especialmente desenvolvidas para a correção visual em córneas irregulares, oferecem o melhor da visão com lentes semi-rígidas aliado ao conforto das lentes hidrófilas.
Estas lentes permitem conforto e boa visão, em pessoas com córneas irregulares.
Como:
• Astigmatismo corneal elevado e/ou irregular
• Queratocone (Keratoconus)
• Córneas após transplante
• Degeneração marginal pelúcida
O astigmatismo é um problema visual comum e que afeta muitas pessoas. Caracteriza-se pela formação irregular da córnea ou do cristalino, fazendo com que todos os objetos próximos ou distantes fiquem distorcidos.
Porque não melhora a sua visão e renova a experiência com as lentes de contacto?
Até agora as pessoas com astigmatismo tinham apenas duas opções de lentes de contacto, rígidas ou hidrófilas (moles).
• As lentes rígidas oferecem boa visão, mas muitas vezes causam desconforto.
• Lentes hidrófilas embora confortáveis, não corrigem corretamente alguns astigmatismos, criando visão turva.
As novas lentes híbridas ( lentes especiais) resultam do avanço tecnológico proporcionando uma solução inovadora com conforto e boa visão, melhorando assim a sua qualidade de vida.
A lente híbrida permite a correção das irregularidades da córnea, porque ao colocar uma lente perfeitamente esférica sobre uma córnea irregular (astigmática ou com deformações como no caso do queratocone), a lágrima que se intercala entre a lente e córnea corrige estas irregularidades.
Na fig. B a córnea é irregular, e entre esta e a lente de contacto está a lágrima que “regulariza” a superfície corneal. O resultado final é uma lente cuja superfície anterior corresponde à face anterior da lente de contato, a superfície posterior é a face posterior da córnea, formada por três elementos distintos que são a lente, a lágrima e a córnea.
As lentes de contacto híbridas combinam um centro rígido e um bordo macio.
• O centro rígido corrige os astigmatismos corneias altos e irregulares.
• O bordo macio permite estabilidade da lente e conforto.
Estas lentes estão livres de rotação, proporcionando assim uma visão nítida mesmo depois de pestanejar. Outra grande característica destas lentes é o facto de a lente não tocar na córnea permitindo haver estabilidade e conforto, especialmente para pessoas com córneas irregulares que sofrem com as lentes rígidas tradicionais.
Em casos especiais como o queratocone (Keratoconus), a córnea é muito irregular e os óculos já não oferecem boa visão, podendo nestas situações ser recomendado o uso das lentes híbridas, isto porque o seu desenho permite uma boa adaptação à irregularidade da córnea, evitando deslocamentos e o desconforto característico das lentes rígidas comuns.
Na figura pode ver-se como estabiliza a lente híbrida, do lado esquerdo, e a semi-rígida do lado direito sob a córnea com queratocone.